Medo do tratamento de canal? Desmistifique!

23 de setembro de 2019

O tratamento de canal é um dos procedimentos odontológicos mais temidos pelos pacientes. No entanto, não há mais motivos para temê-lo. Hoje em dia, temos novas tecnologias que se refletem num tratamento mais tranquilo e confortável. Entenda como ele é realizado.

O que significa canal?

O tratamento de canal se refere à limpeza e desinfecção do espaço interno do dente, que se estende por canais internos, denominados canais radiculares.

O dente possui, basicamente, três estruturas:

1 – Esmalte: camada externa, um tecido mineralizado que concede a cor ao dente.

2 – Dentina: um tecido calcificado, localizado abaixo do esmalte.

3 – Polpa: parte inervada e repleta de vasos sanguíneos.

Quando a polpa sofre lesão e não consegue se recuperar, ela necrosa. Fraturas dentais e cáries profundas são as causas mais comuns. Se não tratado, pode-se formar um abscesso ósseo na ponta da raiz do dente que gera desconforto e risco de perda dental.

Como é realizado o tratamento?

Antes de qualquer intervenção do dentista, ele deverá pedir um raio-x, para melhor examinar o seu dente. O tratamento é realizado com a aplicação de uma anestesia local no dente a ser tratado. A instrumentação pode ser manual ou automatizada. Realiza-se uma pulpectomia, que é a remoção completa do tecido comprometido. Procede-se com uma desinfecção do interior do dente e lavagem com substâncias específicas. Por fim é realizado um selamento com material obturador que evitará possíveis infecções.

Dicas para ter sucesso no seu tratamento:

1 – Busque um profissional experiente e preparado, no qual você confia.

2 – Pesquise sobre o tratamento.

3 – Converse com o seu dentista sobre as suas dúvidas e medos.

4 – Faça consultas periódicas com o seu dentista.

5 – Busque um local que tem os equipamentos específicos que trazem mais qualidade e tornam o seu tratamento mais rápido e confortável, como os instrumentos rotatórios e localizadores apicais.

O tratamento endodôntico (canal), mesmo com todas as desmitificações dos últimos anos, ainda é adiado por alguns pacientes, o que infelizmente compromete muito o dente afetado. Então, não deixe para depois.

Na A&D Odontologia, você pode realizar o tratamento de canal com o máximo conforto possível. Além disso, nossa equipe faz um programa de prevenção para a detecção precoce de cáries e doença periodontal.