Alinhadores dentais: estética e conforto

12 de novembro de 2019

Em 1988, há pouco mais de 30 anos, surgiu – por intermédio da Align Technology – a peça que revolucionou a ortodontia. Os alinhadores invisíveis, desde os testes iniciais, já comprovaram resultados satisfatórios em tratamentos de dentes apinhados e espaçados.

Mas qual a diferença deles para os tradicionais aparelhos metálicos? Os que conhecemos são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos) aderidos à superfície dentária por meio de material adesivo e por um arco que orientará a reposição dos dentes, classificados em dois tipos: convencionais e autoligados. Apesar de muito efetivos, não oferecem estética e conforto. Então, surge a grande diferença em relação aos alinhadores invisíveis que também são eficientes, porém estéticos e confortáveis. Eles são um sistema que consiste em alinhadores invisíveis e removíveis planejados com o auxílio de computador. São indicados, principalmente, para aqueles que possuem dentes apinhados, dentes muito espaçados, mordida cruzada, sobremordida e prognatismo.

As suas principais vantagens são:

1 – Removíveis: os aparelhos podem ser removidos durante as refeições e para a higienização dos dentes.

2 – Injúrias menores aos tecidos orais: lesões na mucosa da bochecha e língua são comuns nos pacientes que usam o aparelho fixo; no entanto, os   alinhadores permitem um tratamento mais confortável.

3 – Possibilidade de clareamento durante o tratamento.

4 – Higiene facilitada: menor chance de desenvolver cáries e doença periodontal.

5 – Esteticamente mais favoráveis durante o tratamento.

Aos que resistiam ao tratamento ortodôntico, devido à aparência do sorriso ou que tinham medo por conta do desconforto, hoje já não há mais desculpas. Os alinhadores nos presentearam de forma revolucionária, oferecendo os mesmos resultados, mas com conforto, estética e qualidade de vida.

Fonte:

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/06/27/como-funciona-o-alinhador-dental-transparente-ele-e-melhor-que-o-de-metal.htm

https://www.minhavida.com.br/beleza/materias/17825-alinhadores-invisiveis-sao-alternativa-ao-aparelho-ortodontico-tradicional