Como cuidar dos dentes na melhor idade?

18 de maio de 2020

Melhor idade, terceira idade ou, como dizem os franceses, a segunda vida, esse é um momento especial, sem preocupações e cobranças. Quando chegamos a essa fase, queremos apenas desfrutar de tudo o que conquistamos com muita disposição e qualidade. No entanto, para que isso seja feito é preciso saúde não só do corpo, mas também do sorriso.

As visitas ao consultório odontológico não podem ser negligenciadas durante essa fase da vida, sendo bastante comum a ocorrência da doença periodontal, que afeta gengiva e ossos, estruturas fundamentais para a sustentação dos dentes, além da presença de cárie e lesões bucais por conta da má adaptação protética. Quando se usam próteses ou implantes, os cuidados com a estrutura gengival devem ser ainda maiores. Os portadores de dentaduras precisam trocá-las a cada cinco anos, já que é comum os ossos que ficam sob a estrutura protética irem se desgastando no decorrer do tempo, principalmente os diagnosticados com osteoporose, uma doença que surge na meia-idade e atinge principalmente os idosos, afetando toda a estrutura óssea do organismo, incluindo as regiões de face como mandíbula e maxilar.

Pacientes idosos também precisam fazer o autoexame semanal, verificando se há presença de vermelhidão, inchaços ou feridas persistentes e, ao notar alguma anomalia, o dentista deve ser avisado imediatamente. Outros problemas bastante frequentes são diminuição da quantidade de saliva, retração da gengiva, ausência dos dentes inferiores e artroses, sendo que esta última dificulta a empunhadura da escova. Todos esses problemas levam o paciente a desenvolver com mais facilidade infecções, perda da tonicidade da língua e ter sensibilidade nos dentes. Por esses motivos exige-se do idoso a procura por um dentista, para que seja instruído da melhor forma possível e para serem iniciadas as melhores opções terapêuticas. A qualidade de vida na terceira idade se inicia com uma boa saúde bucal, por isso, lembre-se de procurar sempre por profissionais especializados!

Na A&D Januário Odontologia, contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas, mestres e doutores, o que permite que você cuide de seu sorriso integralmente em nosso espaço, tornando o tratamento muito mais ágil e confortável!

Fonte: PodCast Jornal da USP.