AED - Disfunção temporomandibular e dor orofacial

Disfunção temporomandibular e dor orofacial

Reconquista da qualidade de vida

A disfunção temporomandibular afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular (ATM). Não existe uma causa única para que essa disfunção se estabeleça, mas conhecemos os principais fatores de risco, como o bruxismo e o apertamento dental, hábitos como morder objetos e roer unhas, depressão, estresse e ansiedade.

Basicamente, essa disfunção pode se dividir em três tipos:

• - Muscular: o excesso de atividade e tensão dos músculos da cabeça e do pescoço leva à dor e à fadiga muscular.
  • - Articular: as alterações e sintomas estão mais presentes na articulação temporomandibular, em geral por sobrecarga da articulação, mas também por doenças degenerativas, como a artrite reumatoide.
  • - Mista: une as alterações musculares às articulares.

Os sintomas podem ser muito diversos e até mesmo confundir os pacientes. Dentre os mais comuns estão as dores de cabeça, a piora da enxaqueca, dores no pescoço, no ouvido e na face, dores atrás dos olhos e cliques, estalos e travamentos ao abrir a boca.

O diagnóstico do problema exige um detalhado exame clínico e, por vezes, alguns exames complementares, como a ressonância magnética e a tomografia.

Uma vez que o diagnóstico é confirmado, podemos atuar com alguns tipos de tratamentos para controlar o problema, como placas de mordida, exercícios fonoaudiológicos e fisioterápicos, analgésicos, relaxantes musculares, acupuntura, compressas e, em casos mais graves, cirurgias.

Realizaremos um exame detalhado para avaliar a causa de seus desconfortos e atuar sobre eles para cessar seu incômodo com rapidez e eficácia.