AED - Endodontia

Recuperação da saúde dental

Dentes com lesões de cáries muito amplas, fraturas extensas e/ou processos dolorosos muito intensos necessitam de um tratamento endodôntico, conhecido como tratamento de canal. Esse tratamento já foi um dos mais temidos da odontologia, mas, tal panorama já foi amplamente modificado pela modernização de todas as etapas terapêuticas.

Com o uso de equipamentos modernos, como motores automáticos e microscópios, e dominando as técnicas mais atuais, proporcionamos agilidade e conforto ao tratamento, que muitas vezes pode ser finalizado em apenas uma sessão.

De modo geral, o tratamento de canal atua sobre o interior do dente, onde está contida a polpa dental. A polpa é o tecido vital do dente, que contém seus nervos e vasos sanguíneos. Se ela for infectada ou agredida mecanicamente, sua resposta é uma inflamação agressiva que causa dores intensas e termina em necrose do tecido. Nesses casos, realizamos a abertura do dente, retiramos a polpa contaminada e/ou necrótica, procedemos à desinfecção do interior do dente com a retirada de tecido infectado e à lavagem com substâncias específicas e, por fim, realizamos o selamento com um material obturador que evitará futuras infecções. Esse procedimento resolve a infecção dental e devolve o dente às suas funções normais ou possibilita a colocação de uma prótese, quando necessário.

É essencial realizar check-ups odontológicos periódicos para evitar a necessidade de tratamentos de canal ou identificá-la quanto antes para evitar a disseminação de graves infecções.