AED - Periodontia

O suporte do sorriso

A periodontia é a especialidade odontológica que cuida das estruturas de suporte dos dentes e, assim, garante a manutenção dos dentes por toda a vida.

A inflamação dessas estruturas começa com o acúmulo da placa bacteriana e do cálculo dental, que causam a gengivite. Quando não é realizada a remoção desses depósitos de bactérias e a inflamação persiste e progride, pode haver o desenvolvimento da periodontite, uma doença irreversível que destrói o suporte dental e pode levar à perda de dentes.

A evolução da gengivite para a periodontite depende da predisposição genética de cada indivíduo, bem como de fatores de risco: fumo, diabetes, alterações hormonais e uso de medicamentos, dentre outros.

O tratamento periodontal, de forma geral, consiste na descontaminação das superfícies dentais, tanto da coroa quanto da raiz, a fim de diminuir a resposta inflamatória dos tecidos. As doenças periodontais podem ser prevenidas com a higienização dental cuidadosa e visitas periódicas ao cirurgião-dentista.

Doenças periodontais não tratadas podem ter sérias consequências:

• – Perdas dentais múltiplas.
  • – Perda do osso alveolar e dificuldade em reabilitação oral futura.
  • – Infecções sistêmicas.
  • – Prejuízos estéticos, como retrações gengivais e abertura de espaços entre os dentes.
  • – Mau hálito.
  • – Focos de pus.

Estética gengival

O periodontista também é responsável pela estética das gengivas e pode corrigir qualquer deformidade que atrapalha seu sorriso. Áreas com retrações gengivais podem receber enxertos, enquanto áreas com excessos gengivais podem ser recontornadas. Também é possível remover manchas e pigmentações gengivais que incomodem o paciente ao sorrir.