Home » Implante e Enxerto Ósseo

Implante e Enxerto Ósseo

O implante dentário costuma ser um tratamento muito simples e eficaz quando há osso suficiente para a ancoragem. Entretanto, nem sempre há a quantidade de osso necessária para que o pino de titânio tenha a fixação necessária. Os enxertos ósseos surgiram com o intuito de fornecer a quantidade de osso em altura e/ou espessura para que o tratamento de implante seja possível. Há diversas situações em que eles podem ser utilizados e a prevalência de sucesso é muito alta.

Apesar de o tratamento com implantes dentários ser possível na maioria dos casos clínicos de perdas dentárias, algumas situações não oferecem a quantidade de osso necessária para a ancoragem do pino de titânio. A altura de osso pode ser muito curta ou até muito fina devido a diversos fatores. Mesmo os implantes mais finos ou curtos necessitam de uma quantidade mínima de osso ao redor deles para que sejam eficazes. Além disso, em situações em que o paciente ainda não extraiu o dente, é possível que o dentista sugira a remoção do dente concomitante a instalação do implante. Neste caso específico, o enxerto ósseo é uma ótima solução para evitar a perda do osso que estava apoiado no dente.

  1. O que é o enxerto ósseo utilizado em tratamentos de implante?

O enxerto ósseo pode ter diferentes origens, formas e tamanhos. Cada enxerto é escolhido de acordo com o caso específico do paciente e as necessidades do tratamento. Os enxertos autógenos são aqueles em que o osso é retirado do próprio paciente. As chances de rejeição são pequenas, devido ao fato de serem do próprio paciente. Mas na maioria das vezes é necessária intervenção em outro local da boca ou do corpo. O enxerto xenógeno é aquele em que o osso tem origem em outra espécie, na maioria das vezes, de origem bovina. Esse tipo de enxerto tem se mostrado extremamente biocompatível e resulta em um ganho ósseo em bom volume. Na maioria dos casos, a melhor forma de se ganhar em volume e qualidade, é a associação dos dois tipos de enxertos citados. Há outros tipos de enxerto como o sintético e o homógeno.

  • Quando é indicado o tratamento?

O uso de enxertos ósseos pode ser indicado em diversos casos clínicos e situações diferentes. O caso mais comum de indicação para associação entre instalação de implante concomitante a utilização de enxerto ósseo é em casos de implante imediato. Nos procedimentos em que o profissional avalia a possibilidade de extrair o dente e colocar o implante dentário na mesma cirurgia, o enxerto ósseo pode ser colocado para manter o volume do osso que estava apoiado no dente. Desta forma, a região da gengiva ao redor do implante não criará uma depressão que pode ser prejudicial à função e estética do implante. Em casos em que a altura ou espessura do osso não são suficientes para instalar o implante, o dentista também poderá avaliar a possibilidade de colocar o enxerto.

  • Quais são os maiores benefícios do tratamento?

O enxerto ósseo pode ser a solução para diversos casos complexos de instalação de implantes dentários. Pacientes que perderam os dentes há muito tempo normalmente tem perdas ósseas maiores, principalmente quando associado a próteses removíveis mal adaptadas. Muitas vezes, estes pacientes acreditam não ter osso suficiente para instalação de implantes. Entretanto, os diferentes tipos de enxertos ósseos podem devolver o osso em altura, espessura e/ou volume necessários para receber um ou mais implantes. Além disso, o avanço tecnológico da odontologia faz com que os enxertos disponíveis no mercado tenham uma taxa de rejeição mínima. Sendo assim, os enxertos ósseos se tornam uma opção de alta qualidade e extrema segurança para os pacientes.

  • O que você precisa saber antes de procurar o tratamento?

O tratamento de enxerto ósseo para casos de instalação de implantes dentários é indicado de acordo com a condição atual óssea do paciente. Para que esta avaliação seja acurada é necessário que o paciente passe por um exame de tomografia computadorizada. O dentista poderá visualizar todas as estruturas da região a ser operada e poderá indicar o melhor tipo de enxerto para o caso específico. Por se tratar de um procedimento delicado é necessário que a saúde bucal do paciente esteja controlada. Quando há colônias de bactérias ao redor da região operada, as chances de insucesso e infecção são maiores. Por isso, o paciente deve ter bons hábitos de higiene e as profilaxias dentárias devem estar em dia.

Alguns pacientes acreditam que não podem receber implantes por não ter osso suficiente para ancoragem do pino. Entretanto, com o avanço tecnológico da odontologia moderna, os diversos tipos de enxertos disponíveis no mercado ou advindos do próprio paciente, tornam possível a instalação de implantes. A alta da taxa de compatibilidade, o ganho volumétrico satisfatório e as taxas de sucesso elevadas fazem com que este tratamento seja a solução que muitos pacientes buscam!

Conheça o caso de sucesso da Juliana Marques

O seu sorriso também merece o melhor que a odontologia pode oferecer.

Venha sorrir novamente

Sorrisos transformados pelas mãos da melhor equipe de cirurgiões de Brasília,conheça o antes e depois de alguns casos.

Nossas especialidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquet sed sit nunc cursus at.

Agende uma avaliação

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para agendar sua avaliação.

Outras especialidades

Conheça alguns dos principais tratamentos realizados pela equipe A&D Januário Odontologia

Laserterapia e Ozonioterapia

A Laserterapia é um tratamento baseado na emissão de raios de luz, a partir de diversos tipos de aparelhos a depender do objetivo do tratamento.

Tratamento Odontológico Preventivo

Já imaginou se você pudesse evitar a ocorrência de cáries, gengivite, perdas dentárias e outros problemas dentários antes mesmo deles aparecerem na sua boca?

Tratamento de DTM

A DTM é uma condição patológica que acomete a articulação temporomandibular (ATM), tendo diversas causas e origens.

Peeling Gengival

Muitos pacientes relatam insatisfação referente às manchas escuras presentes na gengiva, sendo que a maioria deles não sabe que esta condição tem tratamento.

Tratamento para Gengivite

A gengivite é um problema que assombra pacientes de todas as idades. O tratamento contra a gengivite engloba procedimentos clínicos, remoção de placa bacteriana, prevenção e instrução de higiene oral.

Implante e Enxerto Ósseo

O implante dentário costuma ser um tratamento muito simples e eficaz quando há osso suficiente para a ancoragem.

Profilaxia Dentaria

A profilaxia dentária, muito conhecida como “limpeza”, é um dos principais procedimentos da odontologia.

Clareamento Dental

O clareamento dental é o procedimento ideal para quem deseja ter dentes mais brancos de forma saudável.

Aparelho Invisível

Os aparelhos ortodônticos invisíveis surgiram como uma evolução na especialidade da ortodontia.

Aparelho Fixo

Há poucas décadas, o aparelho ortodôntico fixo era considerado um tratamento caro e inacessível para a maior parte dos pacientes.

Lentes de Contato e Facetas

Estas delicadas peças cerâmicas podem melhorar a aparência, formato, tamanho e cor dos dentes dos pacientes.

Prótese Sobre Dentes

As próteses sobre dentes podem ser excelentes substitutas para a estrutura dentária que foi perdida.

Prótese Total Removível

As próteses sobre dentes podem ser excelentes substitutas para a estrutura dentária que foi perdida.

Prótese Dentária

A prótese protocolo consiste em um tipo de prótese total fixa sobre implantes.

Prótese Sobre Implante

A melhor forma de substituir um dente que foi completamente perdido é instalando um implante dentário com uma coroa acoplada a ele.

Cirurgia de Sorriso Gengival

O sorriso gengival pode ser causado por diferentes fatores, mas a cirurgia de sorriso gengival é um dos tratamentos mais comuns desta condição.

Implantodontia

O Implante dentário é um dispositivo confeccionado de titânio ou cerâmica o qual é utilizado para substituir a raiz dos dentes.

Cirurgia Guiada por Computador

A cirurgia guiada por computador consiste em realizar exames simples, de tomografia e escaneamento intra-oral, para que o profissional dentro de um software específico possa ter os dentes, ossos e gengivas do paciente.