Home » Aparelho Fixo

Aparelho Fixo

Há poucas décadas, o aparelho ortodôntico fixo era considerado um tratamento caro e inacessível para a maior parte dos pacientes. Além disso, ele foi associado com longos períodos de uso e incômodo ao mastigar. Com a evolução da odontologia, o aparelho ortodôntico se tornou essencial em casos em que é necessário ajustar o posicionamento dentário. Nos dias atuais é possível realizar um tratamento acessível, com duração reduzida e até mesmo opções mais estéticas.

Os aparelhos ortodônticos vêm sendo muito utilizados ao início de diversos planos de tratamentos na odontologia. Pacientes de todas as idades, classes sociais e diferentes exigências estéticas aderem ao tratamento em busca de alcançar a “mordida correta” e também a estética desejada. A mordida desajustada e os dentes mal posicionados podem afetar em diversos aspectos da vida dos pacientes: dicção, mastigação, digestão de alimentos, respiração e até mesmo a qualidade de sono. Além disso, diversos problemas dentários adjacentes, como a cárie dental e doenças associadas a gengiva, também são mais comuns em pacientes com dentes mal posicionados.

  1. O que é um Aparelho Ortodôntico Fixo?

O aparelho fixo é uma das principais ferramentas da Ortodontia, que é a área da odontologia que se propõe a corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares. Normalmente, o aparelho fixo é composto por quatro principais estruturas: braquete, fio ortodôntico, banda metálica e elásticos. Os braquetes são colados sobre as superfícies dentárias permitindo que o fio ortodôntico passe por dentro deles, de forma que fiquem presas pelos elásticos coloridos. Todas essas estruturas são ancoradas nas bandas ortodônticas, que são estruturas de metal que contornam um ou mais dentes.

2. Quando é indicado o tratamento?

Uma pesquisa demonstrou que cerca de 35% da população necessita de tratamento ortodôntico para correção do posicionamento dos dentes. Usualmente, o tratamento ortodôntico deve ser uma das primeiras intervenções em planos de tratamentos extensos. Diversos problemas dentários são mais frequentes em pacientes com mordidas desajustadas. Além disso, o mal posicionamento de dentes e ossos podem interferir na mastigação, sono, fala e até na autoestima. Apenas o dentista poderá indicar o tratamento a depender de cada caso, mas alguns sinais podem indicar a necessidade de o paciente buscar uma consulta de avaliação. Insatisfação com o formato do sorriso, baixa durabilidade de restaurações e próteses, dificuldade de higienização dentária, ronco durante a noite, mordida que não encaixa bem e dentes tortos podem sugerir a necessidade do tratamento.

3. Quais são os maiores benefícios do tratamento?

O primeiro e principal benefício do tratamento é alcançar o melhor posicionamento dos dentes e uma mordida mais correta. Um dos grandes benefícios é a estética que o tratamento é capaz de oferecer. Muitas vezes, o tratamento ortodôntico é capaz de alcançar resultados muito melhores e mais saudáveis que as famosas facetas dentárias. Há diversos outros benefícios secundários neste tratamento: melhor mastigação, sorriso mais bonito, maior capacidade de higienização dentária, menores problemas dentários, superior qualidade de sono e de respiração.

4. Como é realizado a higiene do aparelho ortodôntico fixo?

Os aparelhos fixos devem ser muito bem higienizados para evitar acúmulo de placa no metal, mau hálito, gengivite e cáries associadas. Alguns artifícios podem ser adicionados para uma higiene de qualidade ser alcançada. Os movimentos da escova de dentes devem ser adaptados para que a escova seja capaz de retirar os restos alimentares e placa bacteriana dos dentes e do aparelho. O fio dental de forma diária é indispensável, pois a escova de dentes não é capaz de alcançar regiões interdentais específicas. Entretanto, o paciente pode encontrar alguma dificuldade para passar o fio dental por entre os braquetes. Por isso, o “Passafio” pode ser utilizado para facilitar este processo. Além disso, a escova interdental também é imprescindível para a limpeza da região lateral dos braquetes e também da área de encontro dos dentes.

5. O que você deve saber antes de procurar este tratamento?

O tratamento ortodôntico normalmente só é iniciado quando o paciente alcança uma boa saúde das gengivas e livre de cáries. Desta forma, é ideal que o paciente passe primeiramente por estes tratamentos. Além disso, o ortodontista poderá solicitar a famosa “documentação ortodôntica”. Esta documentação é composta por diferentes tipos de radiografias, moldagem dos dentes e fotografias de rosto e boca. O dentista então irá analisar o caso através da avaliação dos ossos da face e posição dos dentes. Com isso, o ortodontista poderá fornecer o tipo de aparelho ideal e o tempo do tratamento, que normalmente não ultrapassa 3 anos.

O aparelho ortodôntico fixo atualmente é um tratamento financeiramente acessível, leva menos tempo e também utiliza materiais mais leves e menores que antigamente. Além disso, as opções disponíveis de aparelho fixo atualmente são muito variadas, desde materiais metálicos até materiais cerâmicos que são mais estéticos por se assemelharem à cor dos dentes. O resultado do tratamento oferece uma ótima estética e também saúde não só para os dentes, mas para o sistema respiratório e digestivo também.

Conheça o caso de sucesso da Juliana Marques

O seu sorriso também merece o melhor que a odontologia pode oferecer.

Venha sorrir novamente

Sorrisos transformados pelas mãos da melhor equipe de cirurgiões de Brasília,conheça o antes e depois de alguns casos.

Nossas especialidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquet sed sit nunc cursus at.

Tratamento de DTM

A DTM é uma condição patológica que acomete a articulação temporomandibular (ATM), tendo diversas causas e origens.

Saiba Mais >>

Peeling Gengival

Muitos pacientes relatam insatisfação referente às manchas escuras presentes na gengiva, sendo que a maioria deles não sabe que esta...

Saiba Mais >>

Aparelho Fixo

Há poucas décadas, o aparelho ortodôntico fixo era considerado um tratamento caro e inacessível para a maior parte dos pacientes.

Saiba Mais >>

Agende uma avaliação

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para agendar sua avaliação.

    Outras especialidades

    Conheça alguns dos principais tratamentos realizados pela equipe A&D Januário Odontologia