Home » Tratamento Odontológico Preventivo

Tratamento Odontológico Preventivo

Já imaginou se você pudesse evitar a ocorrência de cáries, gengivite, perdas dentárias e outros problemas dentários antes mesmo deles aparecerem na sua boca? Com o tratamento preventivo isso é possível! Esta é a área da odontologia que tem como objetivo verificar e evitar a incidência de problemas bucais. Também conhecido como “check-up” odontológico, este tratamento realizado de forma periódica pode te ajudar a manter a saúde bucal e evitar futuros problemas que possam ocorrer.

Experimente um dia em um encontro de família ou amigos perguntar: “Quem aqui já gastou dinheiro fazendo um tratamento odontológico que poderia ter sido evitado?”. Provavelmente a resposta será unânime, a maioria das pessoas dirá que já teve que realizar restaurações, próteses, extrações dentárias ou tratamento de canal. É importante que as pessoas saibam que existe uma forma de evitar que isso aconteça e que isso não depende somente da higiene oral realizada em casa. O tratamento preventivo tem como intuito evitar o surgimento de diversos tipos de problemas bucais.

  1. O que é o Tratamento Odontológico Preventivo?

Este tratamento tem como objetivo que o dentista possa encontrar problemas bucais em estágio inicial e interromper a progressão do mesmo. O tratamento preventivo compreende a anamnese, ou seja, uma entrevista realizada pelo dentista para entender o contexto do paciente e o seu histórico de saúde. O exame intraoral será realizado para que o dentista conheça a situação bucal atual e possa encontrar prováveis indícios de futuros problemas. Os exames radiográficos podem complementar este tratamento, para visualizar estruturas anatômicas que não podem ser vistas a olho nu. A profilaxia dentária é um dos principais tratamentos incluídos na prevenção, pois ela será capaz de manter a saúde dos dentes e gengiva. A aplicação de flúor pode servir com um grande aliado em pacientes com alto risco de cárie, já que o flúor tem a capacidade de conferir maior resistência aos dentes contra a cárie. Um dos passos mais importante no tratamento preventivo é a instrução de higiene oral, que consiste em ensinar ao paciente a forma correta de usar a escova e fio dental. O tratamento preventivo deve ser realizado de forma frequente e periódica, normalmente a cada 6 meses, quando o paciente é saudável e cooperativo.

  • Quando é indicado o Tratamento Preventivo?

Este tratamento é indicado para todos os pacientes que buscam manter a sua saúde bucal e evitar problemas futuros. Muitos pacientes não compreendem por que eles têm problemas dentários recorrentes, mesmo que eles escovem os dentes três vezes ao dia. O que alguns destes pacientes não sabem é que, em muitos casos, somente a higiene oral realizada em casa pode não ser suficiente. Desta forma, o acompanhamento odontológico de rotina torna-se mais que necessário para qualquer pessoa. Pacientes sem problemas bucais, pacientes que usam próteses ou até aqueles que já tem um histórico de tratamentos invasivos, todos eles irão se beneficiar do tratamento preventivo.

  • Quais são os maiores benefícios deste tratamento?

Alguns tipos de resíduos maléficos aos dentes só são passíveis de serem removidos em consultório. Além disso, escovar várias vezes ao dia não é sinônimo de qualidade. Cada paciente tem necessidades especiais para a sua higiene oral e o dentista poderá ensinar a melhor forma de realizar a higiene. Outros tipos de problemas odontológicos podem aparecer de forma silenciosa e não visível, para isso, o dentista tem acesso a aparelhos que ajudam a reconhecer estes processos em fases iniciais. Para aqueles pacientes que já tem restaurações e próteses antigas em boca, o tratamento preventivo pode ser ainda mais importante. É extremamente comum a ocorrência de problemas gengivais e infiltrações cariosas em restaurações e próteses mais antigas. No tratamento preventivo o dentista é capaz de reconhecer se estes trabalhos ainda estão com qualidade, ou se há problemas associados que podem trazer malefícios futuros.

  • O que você deve saber antes de procurar este tratamento?

O tratamento preventivo, também conhecido pelos pacientes como “check-up odontológico”, pode exigir que o paciente leve exames complementares para identificação e mapeamento da situação dentária atual. As radiografias panorâmicas, periapicais ou interproximais são as preferidas dos dentistas para visualizar as condições das estruturas mais importantes para saúde bucal.  Além disso, o paciente poderá contribuir muito respondendo as perguntas de forma completa e com detalhes do histórico de saúde, já que para entender os riscos de problemas é necessário primeiro identificar os hábitos e histórico de procedimentos. Outro ponto importante é que o paciente leve consigo a escova dentária que ele costuma usar em casa, pois ela ajudará tanto na instrução de higiene oral quando para identificar possíveis problemas relacionados a escovação.

O tratamento odontológico preventivo ou “check-up odontológico” é uma consulta que auxilia na manutenção da saúde bucal, possibilitando que o paciente evite quaisquer ocorrências futuras de problemas como: cáries, gengivite, perda dentária, restaurações, tratamento de canal ou até fraturas. Este tratamento deve ser realizado de forma periódica e deve ser associado com a boa cooperação do paciente durante a higiene oral. A associação de exames clínicos, anamnese, exames radiográficos e profilaxia dentária, fazem com que o dentista tenha um alto nível de controle sobre a manutenção de saúde bucal do paciente. Muitas vezes ao pagar um tratamento odontológico oneroso, você se pergunta como você poderia ter evitado? Agora você já sabe!

Conheça o caso de sucesso da Juliana Marques

O seu sorriso também merece o melhor que a odontologia pode oferecer.

Venha sorrir novamente

Sorrisos transformados pelas mãos da melhor equipe de cirurgiões de Brasília,conheça o antes e depois de alguns casos.

Nossas especialidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquet sed sit nunc cursus at.

Tratamento de DTM

A DTM é uma condição patológica que acomete a articulação temporomandibular (ATM), tendo diversas causas e origens.

Saiba Mais >>

Peeling Gengival

Muitos pacientes relatam insatisfação referente às manchas escuras presentes na gengiva, sendo que a maioria deles não sabe que esta...

Saiba Mais >>

Aparelho Fixo

Há poucas décadas, o aparelho ortodôntico fixo era considerado um tratamento caro e inacessível para a maior parte dos pacientes.

Saiba Mais >>

Agende uma avaliação

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para agendar sua avaliação.

    Outras especialidades

    Conheça alguns dos principais tratamentos realizados pela equipe A&D Januário Odontologia