Home » Clareamento Dental

Clareamento Dental

O clareamento dental é o procedimento ideal para quem deseja ter dentes mais brancos de forma saudável. Atualmente, este procedimento é acessível, rápido e eficaz, na maioria dos casos. São diferentes formas de realizá-lo, a depender da velocidade do tratamento, nível de sensibilidade e exigência estética do paciente. Existem diversos mitos associados a este procedimento, vamos descobrir quais são os verdadeiros fatos associados ao clareamento?

A estética do sorriso vem se tornando uma das maiores demandas da odontologia para se obter a autoestima desejada pelos pacientes. A busca pelo sorriso mais branco faz com que as pessoas busquem alternativas que podem ser prejudiciais para a saúde, como receitas caseiras e pastas de dentes que desgastam o esmalte dentário. Os pacientes muitas vezes buscam lentes de contato para ajustar a cor dos dentes, quando na verdade o clareamento dentário poderia resolver as queixas estéticas. Algumas lendas relacionadas ao desgaste dentário ou sensibilidade exacerbada também podem servir como uma barreira para os pacientes que buscam tratamentos branqueadores.

O que é o Clareamento Dental?

O clareamento dental é o principal procedimento odontológico que permite oferecer aos pacientes um sorriso mais branco. Os géis clareadores são usualmente produzidos a partir do peróxido de hidrogênio, que é capaz de quebrar as moléculas que causam o escurecimento do dente, permitindo que os dentes alcancem a cor mais próxima da cor original. Há três principais tipos de clareamento dental: clareamento de consultório, clareamento caseiro e a associação de ambos. O clareamento de consultório, muitas vezes associado ao uso do laser, é realizado sob supervisão profissional. Neste caso, o gel clareador é mais concentrado e o efeito é mais potencializado. O clareamento caseiro é conduzido pelo próprio paciente, a partir do momento que o dentista entrega as placas e os géis caseiros, que são mais suaves. A modalidade de associação dos dois tipos é muito comum e eficaz. O clareamento associado normalmente se inicia com uma ou duas sessões de consultório e o paciente continua o tratamento em casa após as sessões.

  • Quando é indicado o tratamento?

Este é um tratamento que pode ser indicado em diversos casos, tendo poucas contraindicações. A maioria dos casos em que o paciente sinta desconforto estético acerca da cor dos dentes naturais, o clareamento poderá ser indicado. Por incrível que pareça, a sensibilidade dentária não é uma contraindicação do tratamento, desde que o clareamento seja feito de forma cuidadosa utilizando géis mais suaves, sem laser e clareamento caseiro preferencialmente. É importante lembrar que o gel clareador tem ação branqueadora apenas em estruturas dentárias, sendo assim, caso o paciente utilize próteses dentárias, o gel não poderá agir nestas estruturas. Em casos em que o paciente tenha restaurações de resina em regiões estéticas é necessário que o paciente tenha que passar por um ajuste de cor das resinas após o final do tratamento clareador.

  • Quais são os maiores benefícios deste tratamento?

O maior benefício do clareamento dental é a melhoria da autoestima do paciente a partir do branqueamento das estruturas dentárias, sem que haja qualquer tipo de prejuízo dentário. Com a evolução da odontologia, o clareamento se tornou um procedimento extremamente seguro e eficaz. Os diferentes tipos de marcas de gel clareador permitem que o paciente passe por todo o processo sem sentir sensibilidade excessiva. Além disso, o mito de que o paciente deva ter uma dieta restritiva já foi derrubado. As pesquisas demonstram que a coloração dos alimentos não é capaz de interferir no resultado do tratamento clareador.

  • Como é realizada a higiene oral durante o tratamento?

Usualmente, é possível indicar cremes dentais que combatam a sensibilidade dentária previamente ao início do clareamento dentário. Além disso, antes do início do clareamento, é indicado que uma profilaxia seja realizada para que os pigmentos mais externos sejam removidos, possibilitando maior ação do gel clareador. As moldeiras do clareamento caseiro devem ser higienizadas com escova dental macia e água. Diariamente, após a remoção da moldeira de clareamento, o paciente é orientado a bochechar algumas vezes com água para que o excesso do gel seja removido. É ideal que o paciente aguarde cerca de 30 minutos para a escovação, para que a associação da escova com o gel não se torne abrasiva para a superfície dentária.

  • O que você deve saber antes de procurar este tratamento?

Antes de iniciar um clareamento dental é necessário que o paciente esteja com saúde gengival e dentária. É ideal que seja realizada uma limpeza prévia para que o gel tenha maior efeito e os tártaros sejam removidos. Caso o paciente tenha restaurações em resina em áreas estéticas é possível que estas tenham de ser trocadas para se ajustar a nova cor dos dentes. Alguns casos podem demorar mais para atingir um resultado mais branco, enquanto outros já tem um branqueamento elevado na primeira sessão. O paciente deve ter as suas expectativas ajustadas, já que não é possível prever o resultado que a estrutura dentária terá em cada caso específico.

O clareamento dental é um dos principais procedimentos estéticos da odontologia, sendo um dos únicos que não necessitam de desgastes ou de intervenções cirúrgicas. O resultado do branqueamento das estruturas dentárias costuma trazer melhor autoestima aos pacientes sem qualquer dor ou desconforto. As possiblidades de tratamento em consultório ou em forma caseira podem agradar diferentes tipos de exigência, em relação a facilidade ou ao tempo para alcançar o resultado. Trata-se de um tratamento seguro, sem intercorrências e muito eficaz!

Conheça o caso de sucesso da Juliana Marques

O seu sorriso também merece o melhor que a odontologia pode oferecer.

Venha sorrir novamente

Sorrisos transformados pelas mãos da melhor equipe de cirurgiões de Brasília,conheça o antes e depois de alguns casos.

Nossas especialidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquet sed sit nunc cursus at.

Tratamento de DTM

A DTM é uma condição patológica que acomete a articulação temporomandibular (ATM), tendo diversas causas e origens.

Saiba Mais >>

Peeling Gengival

Muitos pacientes relatam insatisfação referente às manchas escuras presentes na gengiva, sendo que a maioria deles não sabe que esta...

Saiba Mais >>

Aparelho Fixo

Há poucas décadas, o aparelho ortodôntico fixo era considerado um tratamento caro e inacessível para a maior parte dos pacientes.

Saiba Mais >>

Agende uma avaliação

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para agendar sua avaliação.

    Outras especialidades

    Conheça alguns dos principais tratamentos realizados pela equipe A&D Januário Odontologia