Home » Tratamento para Gengivite

Tratamento para Gengivite

A gengivite é um problema que assombra pacientes de todas as idades. O tratamento contra a gengivite engloba procedimentos clínicos, remoção de placa bacteriana, prevenção e instrução de higiene oral. A eficácia do tratamento é extremamente satisfatória. Os procedimentos envolvidos no tratamento são simples e indolores.

É comum na prática clínica odontológica que pacientes tenham queixa de sangramento gengival associado ao mau hálito. Muitas vezes, os pacientes relatam que deixam de passar o fio dental devido ao sangramento e/ou passam a usar escovas mais duras para remover os tártaros, o que só piora a situação de forma progressiva. O tratamento de gengivite é relativamente simples. Sendo que ele requer cooperação ativa entre os procedimentos clínicos e os hábitos de higiene oral do paciente. Além disso, o problema pode ser resolvido a partir do ponto em que o paciente entende por que a gengiva se encontra daquela forma.

  1. O que é a Gengivite?

A gengivite é a inflamação que ocorre na gengiva ao redor dos dentes, sendo causada por acúmulo de placa bacteriana e restos alimentares. O interior da boca humana é um local repleto de bactérias, que quando não são removidas de forma correta ou frequente, elas podem causar a gengivite. Esta doença é caracterizada principalmente pelo sangramento de forma espontânea ou durante o uso do fio dental. Quando a gengiva está saudável ela não deve sangrar durante a higienização feita de forma correta. Outras características também podem sugerir que você está com gengivite: presença de tártaro, placa bacteriana, gengiva vermelha, inchaço gengival, manchas escuras ao redor dos dentes e também o mau hálito. Quando não tratada, a gengivite pode progredir para a periodontite, que é uma doença mais grave que induz a perda do osso de apoio de forma irreversível ao redor dos dentes.

  • Como é realizado o tratamento da gengivite?

O tratamento da gengivite deve ser cooperativo entre o cirurgião dentista e o paciente, já que se apenas um deles for colaborativo o problema pode persistir. O primeiro passo que o paciente deve seguir é visitar o dentista para avaliar se a gengivite já não progrediu para a periodontite. Caso o paciente esteja com gengivite, o dentista irá proceder com uma ou mais sessões de profilaxia dentária. A sessão de profilaxia é realizada com um instrumento ultrassônico que é capaz de remover a maior parte dos tártaros e placa bacteriana dos dentes. As curetas periodontais também poderão ser utilizadas para remover os detritos mais reduzidos, além de alisar a superfície dentária, dificultando a adesão bacteriana. Alguns procedimentos adicionais como o jato de bicarbonato e aplicação de flúor poderão ser adicionados com o intuito de remover manchas e fortalecer os dentes. É ideal que o dentista proceda com a instrução de higiene oral, em que a melhor escova, creme dental e fio dental serão indicados para o caso específico do paciente. O dentista também irá instruir o paciente acerca da forma como a higiene oral deve ser realizada pelo paciente. Esta fase é muito importante, pois a maioria dos casos de gengivite ocorre por uma higiene oral incorreta.

  • Quais são os maiores benefícios do tratamento?

O tratamento de gengivite oferece diversos benefícios aos pacientes, sendo que o principal deles é a saúde gengival. Quando a gengiva está saudável, automaticamente diversos outros benefícios são sentidos pelo paciente. Após o tratamento, a maioria dos pacientes sente de forma imediata o efeito da limpeza intraoral e os relatos de melhora do hálito são os mais frequentes. A estética da gengiva também é um benefício, já que esta fica mais rosa e menos inchada. A ausência de placa bacteriana ou tártaro entre os dentes é muito visível pelo próprio paciente. Além disso, a melhoria dos hábitos de higiene oral também traz consequências benéficas, pois a partir do momento que o paciente consegue manter os efeitos da profilaxia por mais tempo, a gengivite será algo mais distante em sua vida. As melhorias vão desde a estética do sorriso até as relações sociais que melhoram quando o paciente tem um hálito mais fresco e saúde gengival.

  • Quando devo retornar às consultas e o que devo levar?

O tratamento de gengivite deve ser realizado de forma periódica, com o intuito de impedir que o problema retorne. Além disso, o dentista precisa se assegurar que os hábitos de higiene oral do paciente estão de acordo com o mais desejado. Os tártaros são estruturas calcificados que não são passíveis de remoção pelo próprio paciente, e quando não removidos, eles podem causar a gengivite.  Algumas regiões da boca são muito difíceis ou até impossíveis de serem acessadas com a escova ou fio dental durante a higiene oral. Por esse motivo, é ideal que os pacientes, que tenham higiene satisfatória, retornem a cada 6 meses ao dentista para a manutenção da saúde gengival. Os pacientes com maior predisposição a doença periodontal, ou aqueles que tem dificuldades de higienização podem ser indicados a retornar em um intervalo de tempo menor. É ideal que a cada retorno de manutenção o paciente leve a sua escova de dente para que o dentista possa avaliar o estado da escova e como o paciente está realizando a higiene. Em alguns casos o dentista poderá indicar escovas interdentais para melhorar o acesso durante a higienização.

  • O que você deve saber antes de procurar este tratamento?

O tratamento da gengivite tem eficácia garantida na grande maioria dos casos, por isso saiba que o seu caso pode ser resolvido de forma acessível. Muitos pacientes perdem o entusiasmo acerca da higiene oral quando a gengiva sangra, mas isso se torna um problema, já que a higiene deve melhorar para que a gengiva se recupere. Ao procurar o dentista, é necessário que o paciente esteja disposto a mudar seus hábitos e aderir novas condutas de higiene oral. É preciso saber também que alguns tipos de gengivite podem ser causados por desadaptações em restaurações, coroas ou blocos. Nestes casos, pode ser necessário que alguns trabalhos sejam refeitos ou ajustados para alcançar a saúde gengival.

Pacientes jovens e adultos costumam ter queixas acerca da presença de gengivite, sendo que a maioria relata não passar o fio dental porque a gengiva sangra. O que estes pacientes não sabem é que o tratamento de gengivite é muito eficaz e até mesmo simples. Receitas caseiras que prometem ser milagrosas na maioria das vezes não resolvem o problema e causam malefícios irreversíveis aos dentes e gengiva. Com o tratamento odontológico da gengivite é possível alcançar a saúde gengival, impedindo o sangramento, melhorando a cor e inchaço gengival e conquistar um bom hálito.

Conheça o caso de sucesso da Juliana Marques

O seu sorriso também merece o melhor que a odontologia pode oferecer.

Venha sorrir novamente

Sorrisos transformados pelas mãos da melhor equipe de cirurgiões de Brasília,conheça o antes e depois de alguns casos.

Nossas especialidades

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquet sed sit nunc cursus at.

Tratamento de DTM

A DTM é uma condição patológica que acomete a articulação temporomandibular (ATM), tendo diversas causas e origens.

Saiba Mais >>

Peeling Gengival

Muitos pacientes relatam insatisfação referente às manchas escuras presentes na gengiva, sendo que a maioria deles não sabe que esta...

Saiba Mais >>

Aparelho Fixo

Há poucas décadas, o aparelho ortodôntico fixo era considerado um tratamento caro e inacessível para a maior parte dos pacientes.

Saiba Mais >>

Agende uma avaliação

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato para agendar sua avaliação.

    Outras especialidades

    Conheça alguns dos principais tratamentos realizados pela equipe A&D Januário Odontologia