Os aparelhos ortodônticos invisíveis surgiram como uma evolução na especialidade da ortodontia. A ausência de materiais metálicos tem benefícios como a manutenção da estética e menor incômodo aos usuários. Além disso, a manutenção mais frequente auxilia na rapidez do tratamento que se torna mais curto.
Os aparelhos fixos metálicos sempre foram uma barreira para os pacientes que necessitam de tratamento ortodôntico para correção do posicionamento dentário. Diversos pacientes podem até mesmo se recusar a utilizar aparelhos ortodônticos, pois não querem ter o famoso “sorriso metálico”, muitas vezes recorrendo a tratamentos que não são ideais e até mesmo mais invasivos. Apesar de os aparelhos cerâmicos serem uma boa opção para quem faz questão da estética, eles ainda trazem os incômodos e dificuldade de higiene intrínsecos aos aparelhos fixos. Os aparelhos invisíveis surgiram para solucionar a maioria destes problemas de maneira simples e, em alguns casos, mais rápida.
- O que é um Aparelho Ortodôntico Invisível?
Os aparelhos ortodônticos são placas/moldeiras removíveis fabricadas a partir de um material plástico rígido e transparente. Este tratamento tem resultados similares aos aparelhos fixos, já que tem como objetivo a correção de posição dos dentes em casos menos complexos. O tratamento é composto por um determinado número de moldeiras que devem ser trocadas em um intervalo que pode variar de 15 a 30 dias, dependendo do caso clínico. O paciente deve utilizar as moldeiras a todo momento, exceto durante as refeições e momentos de higienização. A placa se adapta perfeitamente aos dentes proporcionando maior conforto durante todo o tratamento. O material transparente e fino também oferece uma ótima estética, já que a maioria das pessoas nem se quer reconhecem a presença do aparelho nos dentes.
- Quando é indicado o tratamento?
O aparelho ortodôntico invisível é capaz de atingir excelência nos resultados na maioria dos casos em que há mal posicionamento dentário. Eles também são conhecidos como “alinhadores” justamente por serem utilizados em casos menos complexos onde o objetivo é alinhar os dentes e ajustar a mordida. Alguns casos que envolvem os ossos maxilares ou movimentações ortodônticas extensas não são indicados.
- Quais são os maiores benefícios do tratamento?
O principal e mais importante benefício dos aparelhos invisíveis é a estética inigualável. A grande maioria dos pacientes relata que os aparelhos são socialmente irreconhecíveis, já que amigos e familiares não conseguem perceber a presença dele. Além disso, o conforto que os alinhadores estéticos oferecem é muito grande, pois a ausência de metais permite que o paciente não sinta estruturas pontiagudas em seus dentes. Outro importante benefício é a possibilidade de remoção do aparelho durante a alimentação e higienização, o que permite que o paciente escove os dentes normalmente. Em alguns casos de alinhamento dentário, a rapidez do tratamento também é um benefício.
- Como é realizada a higiene destes aparelhos?
Primeiramente é necessário remover os aparelhos e higienizar os dentes de forma convencional, com escova de dentes e fio dental. A ausência de resíduos alimentares e placa bacteriana nos dentes proporciona maior higiene ao aparelho. Após a higiene bucal é necessário higienizar o aparelho de forma simples. Estes aparelhos devem ser higienizados com uma escova de dentes macia. A parte interna e externa do aparelho devem ser escovados com ou sem o creme dental. Após a escovação, eles devem ser colocados sob água corrente.
- O que você deve saber antes de procurar este tratamento?
O aparelho ortodôntico invisível exige uma documentação ortodôntica prévia antes do início do tratamento. O planejamento deste tipo de aparelho é realizado de forma digital, sendo assim, é necessário que o paciente passe por um escaneamento digital de todos os dentes. Este modelo digital é enviado a um software onde toda a superfície bucal é mapeada. Com acompanhamento profissional do dentista, o software é capaz de planejar o alinhamento ideal dos dentes e sugerir a quantidade de placas necessárias para que o objetivo seja atingido. Após a aprovação do plano de tratamento pelo ortodontista responsável, as placas invisíveis são confeccionadas a partir de impressão ou de forma manual. Além disso, o paciente também deve realizar radiografias e fotografias de face e boca para que o tratamento seja eficaz.
Os aparelhos invisíveis ou alinhadores estéticos surgem como uma revolução da especialidade da ortodontia. Os ortodontistas por anos buscaram novos tratamentos que substituíssem os aparelhos metálicos com a possibilidade de se alcançar excelentes resultados, associando estética e conforto. A possibilidade de remoção dos aparelhos pelos próprios pacientes facilita a higiene e dão mais conforto durante o tratamento. Se você quer alinhar os seus dentes sem perder a sua autoestima e conforto durante o tratamento, os alinhadores são perfeitos para o seu caso!